HISTÓRIA DA IRMÃ JACINTA
Irmã Jacinta
Uma vida dedicada a questões sociais ajuda humanitária e fé. Parece muito? Mas não é o suficiente para descrever Maria Jacinta Rossi, conhecida como Irmã Jacinta.
Nasceu na Itália, em 06 de agosto de 1931 em Villa Pasquali, Aldeia em Província de Mantova. Os pais, Remo Rossi e Irmenegilda Corradini lhe deram o nome de Adriana.
Foi enviada pela primeira vez ao Brasil, em agosto de 1962, precisamente na cidade de Santo Anastácio, Presidente Prudente, onde exerceu sua missão até fevereiro de 1974 quando a Congregação solicitou seu retorno à Itália.
Após finalizar seus trabalhos na Itália, em 1982, Irmã Jacinta voltou ao Brasil, na Capital de São Paulo, mais precisamente ao Parque São Lucas. Ela passou a residir numa casa alugada pelo Pároco Padre Aldo Maschi, que a incumbiu de formar as Comunidades Base. Irmã Jacinta conduziu esta tarefa com entusiasmo por considerar terreno virgem para sua missão, que era criar uma pastoral familiar com ação preventiva, promocional, profissionalizante. E assumiu o lema “Pela criança à Família”. Jacinta sempre considerou a família o alicerce para uma educação básica, indispensável, insubstituível.
Em assembléia com os moradores do Sítio Pinheirinho, a Irmã, junto com os outros companheiros, analisou as principais necessidades do bairro. Nessa época, a comunidade ocupava um salão emprestado no CDM do Pinheirinho, mas o espaço estava se tornando insuficiente.
Em 1984, a comunidade recebeu como doação uma área, na Rua Jaime Paiva, no Sítio Pinheirinho, onde começou um mutirão para a construção do Centro Educacional Comunitário Jesus Menino, para atender 120 crianças.
A partir daí os trabalhos não pararam mais. Liderada pela Irmã Jacinta, a comunidade cresceu e foi preciso adquirir mais locais, como um terreno na Rua Paulo Veríssimo, a fim de construir oficinas para adolescentes. O local seria chamado meses depois de Centro Educacional Comunitário São José.
O tempo passou. A comunidade oficializou um estatuto e assumiu a sigla CEBASP (Comunidade Educacional de Base Sítio Pinheirinho). Logo a prefeitura de São Paulo reconheceu a entidade e sua importância, concedeu outra área na Rua Jacitará Tipiti, no Jardim Guairacá, já que mais crianças precisavam de atendimento.
Ao todo mais de três locais foram criados para garantir o auxílio de crianças e adolescentes. Atualmente a CEBASP atende 460 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.
Com o volume de trabalhos realizados ao longo de 27 anos, a entidade criada inicialmente por Irmã Jacinta recebeu diversas homenagens, como o Prêmio “Bem Eficiente” em 2002, que premia as 50 melhores instituições beneficentes sem fins lucrativos do Brasil.
Hoje a CEBASP conta com 03 (três) projetos conveniados a Prefeitura de São Paulo, que são dois convênios com a SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e um convênio com a SME – Secretaria Municipal de Educação.
A CEBASP nasceu para criança à família e com isso quer dar continuidade na área da educação, trabalho pastoral com a família e a formação profissional.
Infelizmente a realidade da região que a entidade atua é de alta vulnerabilidade social, atende crianças e adolescente da Vila Industrial, Vila Rosa Molla, Jardim Guairacá, Vila Macedopolis, Sítio Pinheirinho, etc., com isso vê a necessidade de ampliar seus trabalhos para poder gerar emprego e também gerar cursos profissionalizantes para as famílias deste território e de muitos outros que há de vir.
Irmã Jacinta no auge dos seus 86 foi chamada novamente para sua Congregação Filha de Maria Missionárias, pela Madre superiora Fiorenza, que em visita viu que a irmã precisava estar mais perto dos seus familiares e da Congregação, depois de tanto anos dedicando a vida ao trabalho social, educacional, pastoral e profissional e momento de ser acolhida no seio de sua família.
Obrigado Irmã Jacinta por todo amor e dedicação aos mais necessitados ao logo destes anos as famílias do Parque São Lucas, sabemos do trabalho árduo na Evangelização e na partilha, mais todos nós queremos dar continuidade em tudo aquilo que a senhora plantou neste lugar, continue orando por nós ai da Itália e que estaremos orando pela senhora aqui do Brasil.